dor nas pernas

Dor nas pernas pode ser sinal de varizes?

18/12/2017 Postado por: Doenças Vasculares, Varizes 0 comments on “Dor nas pernas pode ser sinal de varizes?”

As varizes começam a surgir quando as válvulas das veias param de funcionar, elas que são responsáveis por regular a passagem de sangue no organismo e fazê-los retornar ao coração, o que causa as deformações e saliências nas pernas. Os nossos vasos sanguíneos diferenciam-se em veias e artérias, as veias carregam o sangue pobre em oxigênio para o coração e depois para o pulmão e as artérias levam o sangue rico em oxigênio para os tecidos e órgãos do corpo.

 

Como já falamos aqui no blog, a questão genética é o principal fator que influencia no aparecimento das varizes, como também a gravidez no caso das mulheres, e excesso de peso, unido ao grande na mesma posição.

 

Dores nas pernas podem ser um sinal de varizes?

 

A maioria das pessoas pensa que não, mas as fortes dores ou dores esporádicas nas pernas são um sinal de alarme para inúmeros problemas de saúde. Os problemas são diversos, e as várias patologias que afetam os membros inferiores e que muitas vezes são interpretadas como simples cansaço do dia a dia.

 

Fique atento, dores nas pernas podem ser uma consequência da má circulação, o que costuma afetar principalmente idosos e pode surgir em qualquer hora do dia, e costuma piorar se a pessoa permanecer durante muito tempo na mesma posição, sentado ou em pé. Os pés e os tornozelos podem ficar inchados e roxos, o que indica dificuldade no retorno do sangue para o coração.

 

No início de uma nova série de exercícios, ou se você era sedentário e começou a praticar atividades recentemente, as dores nas pernas são normais. Mesmo que o fenómeno não seja totalmente compreendido, as teorias mais aceites atribuem essas dores a microfraturas nas fibras musculares causadas pelo exercício, mas que serão reparadas, levando ao desaparecimento das dores em poucos dias e com a renovação das atividades.

Porque os sintomas das varizes aparecem?

 

Para o sangue retornar ao coração o meio usado são as veias, que impulsionam a bomba muscular das panturrilhas, e possuem válvulas que impedem o sangue de fazer o caminho inverso, ou seja, voltar para as extremidades, como por exemplo os pés. Quando as válvulas não funcionam bem e estão doentes, a circulação sofre e o sangue começa a se acumular dentro das veias, fazendo com que elas dilatem, surgindo as dores nas pernas e outros sintomas, como:

 

  • Queimação
  • Sensação de peso nas pernas
  • Formigamento
  • Edema persistente nos tornozelos e pés
  • Cãibras noturnas
  • Coceiras na região

 

Existem casos mais graves e que acarretam doenças mais graves, já nestes, aparecem manchas escuras nas pernas e nos pés, escamações da pele e úlceras. Como a doença é progressiva, uma variz que, aparentemente, é inofensiva, pode evoluir e causar complicações. Por isso é necessário procurar um médico especialista em cirurgia vascular assim que elas surgem. O quanto antes o tratamento é realizado, mais rápida é a recuperação.

Receba nossas novidades!

Facebook