idade para ter varizes

Existe uma idade em que as varizes começam a aparecer?

14/07/2017 Postado por: Sem categoria, Varizes 0 comments on “Existe uma idade em que as varizes começam a aparecer?”

As varizes podem afetar pessoas de todas as idades, não existe uma regra ou um padrão que determine a idade exata que isso pode ocorrer. Elas costumam aparecer com mais frequência em pessoas de meia idade, devido ao processo natural do organismo. No entanto, as varizes podem se desenvolver ainda na adolescência, que é quando o corpo está em transformação e em processo de transição para a fase adulta.

A tendência é de que com o decorrer dos anos, se não tratadas, o quadro tende a evoluir e acarretar problemas maiores, além de dores e desconforto que elas podem vir a gerar.

Herança genética

O desenvolvimento de varizes em adolescentes é relacionado com a herança genética. Se os pais sofrem com problemas de varizes, a possibilidade de que os filhos também tenham o problema é grande.

O principal fator ligado ao surgimento das varizes é a hereditariedade e isso acontece em ambos os sexos. O fato das mulheres estarem mais expostas a outros fatores que podem vir causar o problema, como o uso de anticoncepcionais, que contém estrógeno e progesterona, hormônios femininos, que são maléficos ao sistema venoso, faz com que o sexo feminino fique mais vulnerável às varizes.

A obesidade e o sedentarismo também propiciam que mulheres mais jovens comecem a ter o problema mais cedo. Então, a prática de exercícios físicos e de hábitos saudáveis é indispensável, tanto na prevenção das varizes, quanto para se ter um organismo saudável.

Os sintomas podem ser diferentes de acordo com a idade?

Independente da idade em que as varizes aparecem, os sintomas não mudam. Os indícios mais comuns das varizes são dores, inchaço, sensação de cansaço e peso nos membros inferiores, manchas escuras nos tornozelos e saliências nas pernas. É importante procurar um especialista no caso dessas alterações no corpo começarem a ocorrer.

Quanto mais cedo diagnosticadas e tratadas melhor o resultado

O desenvolvimento de varizes nos jovens se não tratados dificilmente evoluem e causam problemas mais graves, isso a curto prazo. Já a longo prazo isso pode afetar na vida adulta, as complicações podem aparecer anos após o desenvolvimento das varizes, motivadas principalmente pelo pelo envelhecimento do organismo, provocando também a “dermatite ocre”, que são manchas escuras permanentes na pele.

Então, para não correr risco do problema se agravar, a busca pelo tratamento deve ser feita cedo, logo após perceber os primeiros sintomas das varizes. O início da aparição das varizes é o momento mais fácil de tratá-las, independentemente da idade em que as elas começam a aparecer.

Como os jovens podem prevenir o desenvolvimento das varizes?

Se os pais do jovem possuem varizes, a probabilidade é maior se comparado com jovens em que os pais não possuem a doença. Mas para prevenir o problema é necessário uma conversa com um médico sobre o uso do anticoncepcional no caso das mulher, e principalmente evitar o sedentarismo.

Crie o hábito de fazer exercícios aeróbicos, como por exemplo: corrida, caminhada, bicicleta, natação, etc. Porque são os exercícios aeróbicos que fazem com que os músculos massageie o sistema venoso e empurrem o sangue no sentido ascendente, impulsionando-o ao coração e aos pulmões.

Receba nossas novidades!

Facebook