varizes genéticas

Fatores genéticos influenciam no desenvolvimento das varizes?

05/06/2018 Postado por: Sem categoria 0 comments on “Fatores genéticos influenciam no desenvolvimento das varizes?”

Como você pode ver nos nossos artigos anteriores as varizes são um problema aparentemente simples no início, podendo causar dores, inchaços, câimbras e evoluir para manchas escuras e feridas na pele. A estética é um dos principais fatores que leva as pessoas ao meu consultório, elas se sentem incomodadas com a aparência e buscam por informações e tratamentos.Os cuidados quando elas começam a aparecer são fundamentais, pois dependendo do grau de desenvolvimento das varizes você pode chegar até mesmo à formação de doenças mais graves.

 

A atenção deve ser redobrada se existem casos na sua família. Porque a principal causa das varizes é a questão hereditária. É claro que isso não significa que todos da família apresentarão problemas, como veias dilatadas, inchaços e dores nas pernas.  Mas a probabilidade do problema aparecer é maior do que em pessoas com histórico familiar.

 

Entretanto nem sempre as varizes podem se manifestar entre uma geração e outra, como de pais para filhos, mas o fator genético pode influenciar principalmente para as mulheres e as chances aumentam durante a gravidez.

 

Os sintomas e problemas ocasionados pelas varizes podem ser agravados por uma série de fatores, então não é só quem tem predisposição genética na família que pode ter varizes.

 

Os hábitos que levamos influenciam diretamente no surgimento das varizes, fatores como a obesidade, o sedentarismo, permanecer na mesmo posição seja em pé ou sentado por muito tempo, consumo de alimentos ou bebidas que possam causar o entupimento de vasos sanguíneos, uso de anticoncepcionais, também estão ligados ao desenvolvimento da doença. Por isso levar uma vida saudável e com qualidade é fundamental.

 

As pessoas costumam me perguntar se é genética tem algum exame que indique um possível desenvolvimento das varizes? Não. Por ser uma doença comum, como outras patologias, as pessoas acham que existe algum exame para comprovar essa predisposição, o que não é verdade. Até então não existe nenhum estudo que tenha reconhecido o gene das varizes, o que existe são estudos observacionais que reconhecem a hereditariedade como maior fator na população.

 

Lembre-se que a prevenção é sempre o melhor caminho.

Tags: , ,

Receba nossas novidades!

Facebook